09 julho, 2015

Salada de grão e porque precisamos de fibra

comer saudável
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Não é preciso muito para fazer um almoço prático, saudável, nutritivo e se quiserem, vegan. Esta é uma das minhas criações mais comuns e favoritas.

O típico bacalhau com grão, odiado por tantos, com um twist. Eu não pertenço ao clube que abomina a típica refeição portuguesa, sou até grande apreciadora, mas por uma vida mais saudável, decidi dar o meu toque pessoal. 

Comecei pela salada: meia saladeira com alface (5 folhas) e um tomate de cacho, temperado com sal (só no tomate) e oregãos.
Usei aproximadamente 300g de grão-de-bico, previamente cozido (pode comprar-se latas, eu cozi em casa) para preencher a restante metade da saladeira.
No topo, adicionei pedaços de cebola cortados 5 folhas de coentros e finalizei com azeite por todo o prato e vinagre apenas sobre a salada.
Eu adicionei bacalhau mas isso é opcional, podem optar também por atum, cogumelos ou mesmo manter a refeição vegetariana!

Para além de o resultado ser um prato fresco e delicioso, os benefícios nutricionais são imensos. O grão-de-bico é uma leguminosa constituída maioritariamente, por hidratos de carbono (68%) essenciais ao nosso metabolismo energético. 50% desses hidratos de carbono são fibras que são essenciais ao bom funcionamento do tracto digestivo. E porque é que as fibras são importantes? Nós não somos capazes de digerir essas fibras (não temos enzimas que permitam cortar as ligações desses polímeros de glucose) mas as bactérias que vivem no nosso intestino, mais conhecidas por flora intestinal, são capazes de as utilizar. A digestão das fibras pelas bactérias produz ácidos gordos (e CO2, daí os gases) que são assimilados pelo nosso intestino e mais tarde transformados em moléculas de energia idênticas à glucose - razão pela qual nos mantém saciados por mais tempo e os níveis de glucose no sangue mais estáveis (óptimo para quem sofre de diabetes).
Para além disso, dos aminoácidos essenciais (aqueles que não conseguimos produzir e que precisamos de ingerir), o grão-de-bico só não contem fenilalanina.
nesjgd-horz

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3 comentários:

  1. Ainda hoje o meu almoço foi semelhante, só adicionei o dito atum e um ovo cozido! :)

    Isa M., Tic Tac Living

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  2. Amei, continua com esta temática =)

    Muitos beijinhos
    MUAH*
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  3. Às vezes tenho pena de não gostar de grão de bico :(

    Love,
    sweetcamomile.blogspot.pt .

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