12 junho, 2015

Saudável sem passar fome

saudável
Acordar com a esperança de ver o sol espreitar pelas cortinas e acabar desiludida com o desfecho da meteorologia requer uma terapia que normalmente envolve ingerir o arco-íris.
Não é só no Verão que devemos comer saudável e a vontade de exibir um bikini body não deve ser a razão pela qual escolhemos uma salada em vez de uma pizza (ainda que pizzas possam ser saudáveis, como esta!). No entanto, mesmo quando pensamos fazer escolhas saudáveis, devemos ter em atenção as nossas necessidades nutritivas e saber distinguir entre saudável e passar fome. Esta é uma das minhas saladas preferidas às quais recorro várias vezes ao longo dos meses mais quentes: é saborosa, nutritiva, fácil de fazer e barata porque ao contrário do que se pensa, fazer escolhas saudáveis nem sempre nos leva à falência.

Hidratos de carbono são essenciais para elevar os nossos níveis de energia e manter o cérebro activo. Cortar nos hidratos de carbono é suicídio para a nossa capacidade mental já que a nossa massa cinzenta requer uns impressionantes 140g de glucose para cumprir as suas necessidades basais. É o único tecido no nosso corpo que se recusa a usar outra fonte de energia para além do açúcar e não é aconselhável privá-lo da sua "refeição" preferida e obrigá-lo a subsistir de corpos cetónicos.
Para isso, comecei a minha salada com uma generosa quantidade de arroz (este é de açafrão) frio, que combina lindamente com os restantes ingredientes.
salada nutritiva
Ainda que proteínas devam ser ingeridas com cautela, são essenciais para a manutenção da estrutura muscular. Para quem pratica exercício físico, deixar as proteínas de lado compromete qualquer tipo de resultados. Em actividade física, o nosso organismo degrada proteínas musculares o que pode parecer uma contradição. No entanto, após o exercício físico, a resposta do nosso organismo é sintetizar proteínas, mais depressa e em maior número do que existiam antes de serem degradadas - é assim que aumentamos a massa muscular. As nossas proteínas são sintetizadas a partir de aminoácidos que obtemos de proteínas ingeridas e a ingestão insuficiente, impede a síntese da chamada massa muscular.
A minha proteína de escolha neste dia foi polvo, uma proteína com baixo teor de gordura, fonte de fósforo, zinco, vitamina B6 e B12 - uma vitamina essencial ao funcionamento do nosso corpo.
comer sem engordar
Para complementar, uma enorme salada como fonte de vitaminas e minerais - alface, tomate, pepino, couve roxa bem como alguns rebentos de soja que adicionam imenso sabor ao prato e fornecem biotina ao nosso organismo.


nesjgd-horz

   twitter flickr lookbook facebook  youtube bloglovin

4 comentários:

  1. muito bom!! concordo que o bikini body seja o ano todo
    o teu blog está cada vez mais bonito, parabéns!!

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post.
    Bjs

    omeuoutroladoeu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Gosto tanto deste tipo de posts, já ando há imenso tempo para fazer um deste género!
    Também ando super nesta onda de apostar em comida light e saudável, faz-me sentir mesmo bem :)

    Beijinho ♥
    http://beatriz-pedrosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar