12 abril, 2015

É fácil ser saudável?

é fácil ser saudável
A resposta rápida é sim. É fácil, não requer mensalidades no ginásio nem gastos desnecessários em comida. Tudo o que precisam é grátis e chama-se força de vontade.

Ter um estilo de vida saudável é fazer as escolhas certas e escolher o prazer duradouro em vez da satisfação momentânea. Nem sempre fui a pessoa mais saudável do mundo mas pratico o estilo de vida há já alguns anos. Nem sempre fazendo as escolhas certas, tendo até prejudicado a minha saúde pelo meio, fui aprendendo a responder às necessidades do meu corpo que me permitem aproveitá-lo a 100%.
estilo de vida saudável
Quem diz que a alimentação é o factor chave para uma vida saudável, não está enganado. É o combustível do nosso corpo e aquilo com que o alimentamos determina o rendimento que tiramos dele desde rendimento mental, físico ou espiritual. Hoje em dia, não é difícil praticar uma alimentação saudável com um orçamento reduzido: há promoções semanais nas frutas e legumes em qualquer hipermercado e formas de congelar os excessos de refeições ou mesmo produtos para consumir ao longo de semanas, até outra promoção aparecer. 
Quem é obrigado a comer fora, diz que uma bifana no pão custa muito menos do que uma salada nutritiva, desculpas com fundamentos na preguiça de cozinhar em casa e carregar na mala para comer na cantina. 
Quem diz que a carne e o peixe são caros e por isso não consegue manter uma alimentação saudável esquece-se que as batatas, a massa e o pão são alimentos saudáveis e que não engordam como muitos prometem. Pouca proteína e muitos hidratos de carbono continuam a ser requisitos na alimentação saudável de muitas pessoas.
É tão fácil grelhar um hambúrguer como é grelhar um peito de frango, tão fácil fritar batatas como assá-las no forno sem gordura. Difícil, é comprometermo-nos com essa escolha. 
alimentação saudável
"Não tenho vida para andar no ginásio" "Tenho mais onde gastar dinheiro do que na mensalidade do ginásio" - duas desculpas fracas em argumentos. Quem precisa de estar fechado entre quatro paredes, a respirar o cheiro a actividade física de outras 50 pessoas quando a natureza tem para oferecer o ginásio mais saudável e completo? Se o problema é a falta de motivação, não há nada que uns vídeos de exercícios específicos no YouTube não resolvam (se quiserem saber os meus preferidos, posso fazer um post sobre isso) ou quando o medo é que a prática sem supervisão origine lesões desnecessárias há algo saudável e sem riscos que muitos esquecem: caminhar. Encontrar um espaço verde não é difícil hoje em dia e caminhar 30 minutos a passo rápido é o suficiente para manter o corpo são. 
Quando o problema é a prática de exercício físico em público e os olhares associados, fiquem em casa, abram as janelas, o spotify e apliquem os conhecimentos do YouTube no chão do vosso quarto.
ar puro
Ultimamente, tenho aprendido os benefícios do yoga, uma actividade completa, possível de praticar em qualquer local e com excelentes tutoriais e aulas espalhados por toda a world wide web.
Adicionei uma nova categoria no blog - WELLNESS - (no topo) onde estarão conteúdos relacionados com práticas que levam a um estilo de vida saudável: receitas, exercício e algumas explicações sobre o nosso metabolismo e a necessidade de certos alimentos!
Como é que vocês se mantêm saudáveis? Se quiserem saber como pratico uma alimentação saudável, vejam o meu último vídeo aqui!

nesjgd-horz

   twitter flickr lookbook facebook  youtube bloglovin

5 comentários:

  1. Olá Mara :)
    Adorei o post! Concordo 100% contigo, só não tem uma alimentação e estilo de vida saudavel quem não quer porque se formos a ver o exercício no ginásio é tão benéfico como o exercício ao ar livre, ou até menos. E uma alimentaçao saudável só depende de nós, pois há tantas coisas baratas que nos fazem bem!

    Beijinhos,
    Catarina A.
    http://heartlover16.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post! Confesso que sou daquelas pessoas que nunca tem imaginação para variar na alimentação e acabo por fazer algumas asneiras. Este tipo de vídeos são excelentes para acrescentar algumas ideias à minha falta delas, ahah
    Obrigada pelo post, mesmo :)

    ResponderEliminar
  3. lindo post :) te miras muy bien

    http://sbr-fashion-fashion.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso do post, concordo completamente!

    ResponderEliminar