17 janeiro, 2014

FRIDAY FOCUS | How to be a Better Blogger

P1160028let
(Continua a descer para as dicas em Português!)
As you can tell, I'm no expert on the subject but I do have to say I've been going crazy on Pinterest finding out what should we do to become better bloggers. Actually, what should I do to become a better one.
Among the amont of crap I got I managed to select a few tips to help people like me do a better job in what comes to uploading nice, interesting and frequent posts that will attract people to your niche. I'll start with the obvious and sometimes underestimated tip:

1. Get yourself organized! 
I do honestly think the lack of organization is my major problem. When I'm at uni it feels like I don't really have free time but if I look back on my days I could easily take more advantage of it. Recently I decidided to get myself a planner: just a simple cute notebook where I've been writing down all the things I need to do like a check-list kind of thing. I tick off every task when I complete it and it has actually made me realize how productive I can be.
I write down every blog post idea I have (like I did for this one) no matter where I am and I build up the actual post when I get home.
Hopefully, it will work this time!
P1160032
2. Make an effort!
It ain't gonna blog itself so you do need to put some effort into it. It takes time, patience and a lot of work if you do want to do something nice on this blogging world (same works in life). Mainly, the hardest part must be making an effort to organize both your life and ideas. Once that is done, it comes out a lot easier to blog properly.
Take time and concentrate yourself into writing good content worth reading and taking nice looking pictures.
And keep in mind "quality over quantity".

3. Get people involved!
Remember you're blogging both for youself and other people so it is nice to get them involved in your work!
Interact with your followers, answear their questions, comment on their blogs, follow new people! If you do want people to visit your blog you need to have something nice to offer them. 
Write about things you love as well as things your followers would like to see (if that is ok to you).
4. Get inspired!

P1160036
That's essential about blogging; getting inspired everyday with everything. 
If you need a shot of inspiration you can always kill a few hours on Tumblr or Pinterest and don't forget to write down any ideas you get.
5. Be original!
Inspiration is nice if it helps you find out new things to blog about or new outfits to put together but keep in mind you should be as original as you possibly can. Original and out of the ordinary content can actually get people hooked on your work and keep them coming for more!

So this are the tips I started using myself since the year started and I'll definitely let you know (or maybe you'll know by yourself) how this turned out.
What are your best tips on blogging?

nesjgd-horz

Como podem ver, não sou grande mestre no assunto mas depois de passar umas boas horas da minha vida no Pinterest à procura de dicas para dar um passo à frente no blog e depois de uma enorme seleção de porcaria inútil, consegui reunir 5 dicas que me parecem essenciais a qualquer blogger que se preze.
Decidi partilhar com vocês o meu plano para me tornar uma melhor blogger e para ajudar eventuais wannabe bloggers decentes que existam por aí.
Vou começar pela mais óbvio e que tem sido, no meu caso, a menos valorizada:
1. Organiza-te!
Eu sei que com escola, universidade ou trabalho parece impossível arranjar tempo para respirar (quanto mais para manter um blog) no entanto, quando vejo o que muito boa gente consegue fazer sinto que o meu dia tem, pelo menos, menos 10h do que os da restante população.
Não tem. O grande problema é, ao contrário do que acontece comigo, essas pessoas que considero exemplos de utilizadores de magia negra aplicada ao relógio sabem organizar-se. Olhando bem para o meu historial, não é difícil perceber o quão mal o meu dia é aproveitado e quantas coisas deixo por fazer por simplesmente me esquecer delas. Para contornar a situação, adotei dois melhores amigos blocos de notas que me vão ajudar a manter a cabeça e o blog organizados e honestamente, já consigo ver resultados!
Uma agenda ou um bloco de notas onde possamos escrever as tarefas e riscá-las assim que as completamos são ferramentas essenciais para pessoas despassaradas e que se esquecem do quão produtivas podem realmente ser.

P1160033-tile
2. Faz um esforço
 O blog não se vai nem escrever sozinho nem crescer sozinho por isso é bom investir algum tempo e esforço nele. Seguindo a primeira dica, suponho que as dificuldades sejam ligeiramente menores mas ainda assim, é necessário tempo e bom conteúdo para que o nosso trabalho seja realmente apreciado.  Tirar algum tempo para criar um post com texto trabalhado e fotografias de qualidade é essencial para atrair novas pessoas e fazê-las voltar.

3. Sê sociável
A verdade é que grande parte do blog é feito de mim para mim mas é impossível esquecer que são os outros que fazem dele aquilo que é. Se até hoje consegui alcançar alguns objetivos com o blog foi graças às pessoas que o lêem e seguem por isso é essencial manter a proximidade. Comentar outros blogs, seguir novas pessoas (também como forma de inspiração) e dar aos seguidores aquilo que eles querem ver é uma forma de nos darmos a conhecer.

4. Inspira-te!
Talvez a parte mais importante para manter o blog ativo é encontrar inspiração direta ou indiretamente. Qualquer coisa pode servir de inspiração mas em caso de necessidade extrema podemos sempre recorrer ao Tumblr ou ao Pinterest para um shot imediato.


5. Sê original!
A inspiração é apenas a matéria-prima para criar novos e originais conteúdos para o blog. Ideias interessantes e inovadoras são a melhor forma de divulgar o blog e torná-lo mais visitável. Usar os blocos de notas para apontar cada ideia (por mais absurda que pareça) é meio caminho andado. 

Estas são as dicas que comecei a seguir recentemente e faço questão de vos informar daqui a uns tempos se devem ser consideradas úteis (espero que possam notar melhoras, entretanto).
Quais são as vossas dicas essenciais?
 twitter flickr lookbook youtube bloglovin

21 comentários:

  1. O detalhe de anotar as coisas a fazer é realmente importante. Eu sinto-me muito mais organizada e competente com o blog, quando faço isso :)

    ResponderEliminar
  2. That's a cool blog post ! I do that all the time and it makes blogging so much better !
    Sara,
    http://thecrimeofashion.blogspot.fr

    ResponderEliminar
  3. I love these tips! I think I need to get a notebook for blogging ideas cause I am so unorganized! Thanks so much for sharing :)
    Sofia x

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. You definitely need a notebook! From personal experience I can say it was one of the best things I ever made to improve my blog, it makes things so much easier! xx

      Eliminar
  4. ótimo post! acho que as dicas que aqui dás são um pouco aquilo que grande parte de nós faz, mas é sempre bom ter em mente alguns pontos que referiste como por exemplo o dos blocos de notas. sempre que me lembro de algo importante, ou de algo que quero fazer em breve, aponto! é uma forma de aproveitar a ideia e de não me esquecer dela eheh

    já te sigo, se puderes/quiseres faz o mesmo por favor :) beijinho


    La Joie de Vivre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A do bloco eu não fazia e sem dúvida tem mudado imenso a minha organização :) Fico feliz por teres gostado e vou já espreitar o teu blog!
      beijinhos

      Eliminar
  5. Obrigada pelas dicas! Muito util para quem esta a começar!!
    theroarofablogger.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Adorei o post!!!

    XOXO
    http://fashion-mask.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Obrigada! ♥
    Adorei o post! É sempre bom ter em mente estes pontos!
    http://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. i have to agree with all of these - these are the fundamentals that helped me along the way to achieve what my blog is now.. but i should add one more thing - you must also be passionate and persistent. effort is one thing, but you can't really make an effort on doing something if you aren't passionate and aren't persistent on achieving something. i'm no expert too but i guess this is how it's worked for me so far. good luck darling, and thanks for following my blog!

    xo, Carla
    www.carlaviolet.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I totally forgot to talk about that, being passionate about the blog is the most important thing to be a successful blogger!
      Thank you so much for your tip and your comment! Your blog is one of my biggest inspirations xx

      Eliminar
  9. Concordei com tudo :) Óptimas dicas xx

    New post on:
    www.tuttifruttibyam.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Que belas dicas, concordei com todas! Também eu fiz à uns tempos uma lista de regras para mim mesma de forma a melhorar o blog, com coisas que sei que tenho que fazer, mas que por vezes a preguiça não deixa!
    É como dizes, qualidade é melhor que quantidade... Mas também é muito fácil cair na tentação de postar só porque sentimos falta de publicar algo no blog e não temos grande coisa para dizer hehe
    beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! Isso é uma coisa que acontece muitas vezes e acabamos por prejudicar o blog, é bom pensar um pouco antes de publicar para "encher" :)
      Muitos beijinhos!

      Eliminar
  11. Óptimas dicas, muitas vezes não publico coisas por não gostar, mas lá está quero publicar algo, por isso tenho de organizar melhor as minhas ideias e distribuir bem pelos dias :)

    http://vintageloyal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Adorei o blog e este post foi mesmo útil para bloggers recentes como eu! Vou tentar seguir as dicas à risca! Muitos parabéns no sucesso do blog!
    xoxo
    Iona O.
    http://stylish-creation.blogspot.pt/

    ResponderEliminar