18 junho, 2013

Pronta para o verão! Alimentação e rotina de exercício físico

Com o verão (supostamente) mesmo à porta, foi-me pedido recentemente que fizesse um post com algumas dicas de fitness e de alimentação saudável úteis para a missão bikini body 2013. A verdade é que não nos devemos preocupar com estar em forma e comer de forma saudável apenas quando o calor nos obriga a tirar a roupa mas também é verdade que, pelo menos para mim, a luta pelo corpo ideal se torna mais ativa nesta altura do ano.
Não sou adepta de corpos magrinhos (prefiro formas e corpos tonificados) no entanto, o tempo tem sido escasso para fazer o exercício físico necessário para tonificar um corpo mais roliço por isso, nos últimos tempos, optei por emagrecer um pouco.
No meu caso, já comecei o mês passado a tratar em força da minha forma física com pequenas mudanças na minha rotina que fazem toda a diferença!

8706053117_f5ac9844a1_b-tile

Atenção: com este post não quero dizer que a minha rotina é a mais certa ou que o mais adequado será fazer a minha rotina de exercício ou a minha alimentação! Cada pessoa tem diferentes necessidades e esta rotina está adequada as minhas. Estas são apenas dicas para um estilo de vida mais saudável!

Continua a ler para a minha rotina e algumas dicas que considero bastante úteis!



Alimentação
Para mim é o mais importante e pequenas mudanças são o suficiente para nos vermos livres de um quilo a mais ou da celulite que tanto incomoda. As que considero principais são:

Dizer não à dieta: Por experiência própria posso dizer que, para quem tem apenas poucos quilos a querer perder, dieta é a pior coisa que podem fazer!
O truque está em fazer algumas alterações à nossa alimentação habitual sem ter de por de parte o que mais gostamos de comer. Como? Alterando as proporções! Em vez de um prato divido em dois: metade com aquela massa deliciosa e a outra metade com carne porque não ocupar parte do espaço com legumes? Ou em vez daquele molho de whisky delicioso porque não fazer uma molho de iogurte natural em casa?
Essas pequenas mudanças permitem, para além do benefício da alimentação saudável, perder algum peso e manter o novo corpo.
Todas as minhas refeições incluem uma enorme quantidade de legumes (até porque adoro) que são, sem dúvida, os melhores aliados de um corpo saudável, uma proteína (carne ou peixe, normalmente grelhados) e um hidrato de carbono (arroz ou massa, nunca misturados!).

8504061791_03b655c6f1_b-horz

Comer várias vezes ao dia: Nada de tentar morrer à fome porque para além de isso aumentar as probabilidades de comermos 10 vezes mais na refeição a seguir, o nosso organismo irá rapidamente assimilar tudo o que comermos. Comer fruta, iogurtes ou cereais entre as refeições é o ideal para evitar um almoço ou um jantar exagerados. Quando chegar a hora de comer, a fome não será tanta!

IMG_6550-horz

Beber muita água: Mesmo sem sede, não importa! É a nossa melhor amiga no que toca a eliminar celulite, manter a barriga lisinha e torna o emagrecimento mais rápido. Já para não falar que hidratação, especialmente nesta altura do ano, é essencial para a nossa pele.
Também, por vezes, o nosso corpo confunde fome com sede e vice-versa. Beber água entre e antes das refeições dá a sensação de estômago cheio, fazendo perder a fome.

Começar o dia com um bom pequeno-almoço: Esta é sem dúvida a refeição principal do meu dia e não consigo sair de casa sem comer. Acordo sempre com imensa fome mas nem sempre fui assim, quando era mais nova nunca queria comer ao pequeno-almoço e foi preciso ser "obrigada" a habituar-me para que hoje não consiga dispensar esta refeição.
Começo sempre o dia com pão integral (torrado ou tosta) com proteínas que costumam variar todos os dias: fiambre de frango, ovos, queijo ou com manteiga de soja. Não dispenso a fruta nem o leite com café para completar a primeira refeição da manhã e para garantir que só voltarei a ter fome por volta das 11h.
Quer para quem tem aulas de manhã, como eu, ou que se levanta cedo para fazer exercício físico o pequeno-almoço tem de ter os nutrientes necessários para todo o gasto de energia.

775245141-horz

Não renunciar a nada: Não há necessidade de dizer "não" às coisas que mais gostamos por muito pouco saudáveis que elas sejam, o truque está em controlar as qualidades e "compensar" a alimentação do dia. Por exemplo, se me apetecer um crepe com gelado e toneladas de chocolate como sobremesa ou se o almoço está tão bom que me faz repetir posso fazê-lo sem culpa, basta fazer um lanche mais leve ou ficar-me por uma salada ao jantar.

IMG_6505-horz

Comer de forma saudável não significa comer coisas menos saborosas! Desde que confecionada da melhor maneira, até uma salada simples pode resultar deliciosa e extremamente saciante!

Exercício físico
Não tão importante como a alimentação (apenas 30% da nossa forma física depende do exercício que fazemos) tem se tornado cada vez mais uma rotina dos meus dias, não só por ajudar a tonificar o corpo mas principalmente por me fazer sentir bem e, por estranho que possa parecer, dar-me mais energia.
Faço exercício 6 dias por semana, 1h/2h por dia e concentro-me principalmente em duas áreas do meu corpo:

Abdominais: É uma das partes do meu corpo que mais gosto de tonificar e para isso costumo variar nos exercícios que faço evitando que o meu corpo ganhe habituação e que os exercícios deixem de ser tão eficazes. Recorro principalmente a estes:


Glúteos: Sem dúvida aquilo que mais trabalho e o exercício que faço é muito simples:


Para alguma motivação experimentem o Squat Challenge! Se não conhecem vejam aqui!

Sempre que posso, tento fazê-lo uma vez por semana, vou correr durante 1h (aproximadamente 7km) ao ar livre. Faço-o com gosto, porque adoro correr e normalmente faço-o sozinha. Para quem quer começar e precisa de alguma motivação, ir correr com um amigo é uma ótima maneira de ganhar força de vontade e torna o exercício físico muito mais divertido!
Não é necessário recorrer a um ginásio para nos mantermos em forma quando há tantas atividades que podemos fazer ao ar livre (bem mais saudável) ou mesmo em casa sem termos de nos deslocar e poupando algum dinheiro!

Espero que tenham gostado das dicas e se tiverem alguma pergunta deixem nos comentários!



formspring • twitter flickr lookbook youtube bloglovin

13 comentários:

  1. Obrigada ♡
    O post está realmente bom e inspirador :)

    ResponderEliminar
  2. Eu ando uma desleixada nesse aspecto mas boa rotina :) Beijinho querida

    ResponderEliminar
  3. Bom acho que me vou guiar pelo teu post!
    Bariguinha danone xD

    ResponderEliminar
  4. The foods look so delish Ms. Mara! :)

    ResponderEliminar
  5. gostei muito do blog e sou uma nova seguidora (:


    ( www.pinkie-love-forever.blogspot.com )

    ResponderEliminar
  6. Adorei o post querida, está incrível!
    As tuas fotografias não estão a aparecer princesa :s

    ResponderEliminar
  7. gostei muito do post :) também acordo sempre cheia de fome ahah
    beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Thanks for your nice post!

    Have a nice evening, dear!

    ResponderEliminar
  9. mhmm the food looks so good!

    http://wishuponasmile.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Sou tal e qual!
    :)
    Comia essa comidinha toda!
    E realmente a alimentação é muito muito importante!

    Beijinhos querida*

    ResponderEliminar